Por Matheus Brandão
Um projeto de Lei que tramita no Senado Federal e deverá ser discutido essa semana propõe que passem a ser adotadas diretrizes para acessibilidade a pessoas com deficiência em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos do governo. A proposta altera a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, prevendo a adoção de princípios do desenho universal nessas obras.
Reportagem publicada pela Agência Senado destaca como conceito de desenho universal, “a concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade”. O texto será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e seguirá para votação em caráter terminativo na Comissão de Serviços de Infraestrutura.
O decreto do Governo Federal também estabelece que as empresas promovam a acessibilidade nos sítios eletrônicos que mantêm, podendo ser feito de forma gradativa, com base nos períodos estabelecidos na norma.
Com informações da Agência Senado.