Destacamos boas práticas adotadas na gestão pública, com o objetivo de modernizar e melhorar a eficiência de seus serviços.
Merece destaque a Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso, que iniciou em 2013 o inovador Programa “Você Faz a Diferença”, com base na premissa de que o controle não consiste somente em processar servidores públicos, mas em encontrar as causas das infrações e evitar que elas ocorram.
Com o objetivo de modernizar a gestão pública, melhorar a eficiência dos seus serviços e, assim, produzir resultados efetivos para a sociedade, a Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco adotou, desde novembro de 2011, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que visa promover a excelência nas atividades públicas. O programa reúne conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão, por meio do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP). Para alcançar êxito em seus resultados, têm se envolvido direta ou indiretamente todos os servidores, sejam analistas de controle interno, comissionados, temporários ou terceirizados.
Ressalta-se também a realização, em Cuiabá, da etapa centro-oeste do projeto Caravanas das Ouvidorias, capitaneado pela Ouvidoria-Geral da União, em 2013. O projeto teve como objetivo disseminar informações sobre a atuação sistêmica dos institutos de participação social, além de promover a troca de experiências e vivências sobre a realidade regional das ouvidorias públicas brasileira.