por Matheus Brandão
A Controladoria-Geral da União – CGU e o Estado de Minas Gerais assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações, acesso a sistemas informatizados e bases de dados, além do desenvolvimento de projetos e ações em conjunto na área de controle interno governamental. A parceria entre a União e o Estado de Minas Gerais também prevê a realização de cursos e treinamentos para os servidores.
“Temos mais de 100 bases de dados. Informações de funcionários federais com funcionários do Estado podem ser consultadas para ver se há acumulação de cargos, e isso traz economia para os cofres. Há ainda o mapa de risco de fornecedor. Tudo o que a gente estiver desenvolvendo na área de controle, ouvidoria, transparência e corregedoria, com certeza, o estado vai ter acesso gratuitamente”, reforçou Rosário.
Ainda durante o evento, foi lançado o programa “CGE Capacita”, já como resultado da parceria entre os órgãos. O objetivo do programa é ampliar a qualificação dos servidores mineiros em controle interno.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: intercâmbio de informações e capacitação profissional. Estas duas ações são pilares para a melhoria da gestão pública e para o desenvolvimento de um sistema cada vez mais forte de controle dos recursos e da gestão publica. As primeiras ações da parceria já demonstram que, se bem aplicadas, poderão ter expressivos resultados e servir de modelo para acordos entre outras unidades da federação. Apenas com a transparência e o acesso aos dados, será possível cruzar informações públicas e verificar eventuais falhas ou irregularidades a serem sanadas.
Com informações do Portal CGU.