por Kamila Farias
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e o Tribunal de Contas da União – TCU lançaram o Sistema Eletrônico de Processos de Tomada de Contas Especial – e-TCE, com o objetivo de unificar e padronizar todo o processo entre os órgãos de controle para tornar as ações de ressarcimento aos cofres públicos mais ágeis e efetivas.
Por meio do e-TCE, pretende-se agilizar a inserção e análise das informações, pois os documentos mínimos necessários para instauração são requisitados pelo sistema. Outra expectativa é que, com o menor tempo entre todas as fases, o julgamento no TCU seja mais célere, e os ressarcimentos sejam mais eficazes.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o novo sistema mostra a preocupação dos órgãos de controle em acompanhar os prazos e a efetividade dos trabalhos. Desse modo, vale explicar que a TCE é um processo administrativo, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à Administração Pública federal, com apuração de fatos, quantificação do dano, identificação dos responsáveis e obter o respectivo ressarcimento. Os objetivos da TCE são apurar responsabilidade por omissão ou irregularidade no dever de prestar contas ou por dano causado ao erário; e certificar a regularidade ou irregularidade das contas e definir, no âmbito da Administração Pública, o agente público responsável por omissão no dever de prestar contas ou prestação de contas de forma irregular e dano causado ao erário.
Recentemente, a advogada Ana Carolina Mazoni gravou um vídeo com detalhes sobre o e-TCE que sugiro que os senhores conheçam.
Com informações do portal da CGU.