por Matheus Brandão
O novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que pretende incluir a construção de presídios no Programa de Parcerias de Investimentos – PPI e no Programa Nacional de Desestatização – PND. Para tanto, afirmou já ter conversado com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, com o objetivo de viabilizar a inclusão dos presídios nesses programas.
Por fim, o novo ministro afirmou que não vê possibilidade de intervenção federal em outros estados da Federação nos moldes do que aconteceu no Rio de Janeiro.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública inicia suas atividades com um orçamento de R$ 2,7 bilhões e a promessa de não haver contingenciamento de recursos, conforme anunciou o ministro. A garantia de tais recursos é uma importante segurança para que as ações implementadas possam surtir efeito e atingir os objetivos desejados nessa ação.
Na reportagem, ainda é destacado que o presidente Michel Temer e governadores discutirão a questão da segurança e os recursos necessários para os estados. Esse trabalho conjunto entre os entes federados é central para o desenvolvimento de políticas de segurança pública em todo o País.
Com informações do jornal Valor Econômico.