por Matheus Brandão
O Ministério do Planejamento decidiu prorrogar o prazo da consulta pública sobre a revisão da Estratégia de Governança Digital – EGD do Governo Federal, que busca simplificar a ação. A estratégia norteará as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação nos próximos anos. Assim, os interessados em participar da consulta têm até o dia 16 de abril, próxima segunda-feira, para enviar as propostas de alteração.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a prestação de serviços públicos por meio eletrônico, além de estar em completa consonância com as possibilidades tecnológicas que possuímos hoje, também atende ao princípio da eficiência, conforme prevê a Constituição de 1988.
No ano passado, o TCU já havia recomendado que o Ministério do Planejamento implementasse processo para avaliar, dirigir e monitorar a qualidade de serviços públicos digitais do Poder Executivo Federal e definisse diretrizes ou padrões para gestão da qualidade de serviços públicos digitais que observem, no mínimo, os critérios de qualidade previstos na legislação, a exemplo de simplicidade, acessibilidade e padronização.
Com informações do Ministério do Planejamento.