O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nesta quarta-feira que renovou a Licença de Instalação de três trechos do Projeto de Integração do rio São Francisco. Com a renovação, as licenças dos trechos ´1 e 2 do Eixo Norte e 5 do Eixo Leste passam a valer até março de 2013.
Ao longo de 2011, o Ministério da Integração Nacional enfrentou diversos problemas na execução do projeto de transposição do rio São Francisco. As principais dificuldades envolveram a alta repentina de custos das obras dos lotes licitados. Essa situação obrigou o ministério a cancelar contratos e programar novas licitações para os trechos com problemas mais graves.
O projeto de transposição, idealizado ainda no mandato do então presidente Lula, tinha a conclusão prevista para o governo seguinte. A meta já não poderá ser cumprida, pois os novos cronogramas preveem a entrega completa do empreendimento após 2014.
A obra abrange os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. As estruturas projetadas para os dois eixos se estendem por cerca de 720 quilômetros. Os estudos técnicos apontam para uma capacidade vazão de até 127 metros cúbicos por segundo (m³/s), sendo 99 m³/s no Eixo Leste.
Além de ser um empreendimento de grande porte, também é considerado complexo. De acordo com o Ibama, está prevista a instalação de estações de captação e de bombeamento de água, canais revestidos de concreto armado e em leito natural, aquedutos, túneis, reservatórios intermediários, linhas de transmissão de energia elétrica, canteiro de obras e vilas produtivas rurais.
Fonte: Ibama renova licença de obra de transposição do rio São Francisco. Valor Ecônomico. Brasília/DF. 28 de dez. de 2011. Disponível em: <http://www.valor.com.br> Acesso em: 29 de dez. de 2011.