por Matheus Brandão
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou mais uma melhoria no Catálogo de Materiais e Serviços da Administração Pública Federal. Assim, foi realizada a padronização dos itens “Água mineral, Água potável e Água adicionada de sais” no sistema. Anteriormente, havia 20 itens catalogados, o que comprometia diretamente a análise dos dados das compras públicas e impactava nas pesquisas realizadas por meio do Painel de Preços.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o Governo Federal segue em seu esforço de padronização dos produtos e serviços a fim de garantir dados mais fidedignos em relação às compras públicas. Anteriormente, os itens de informática passaram por uma padronização, considerando as peculiaridades técnicas desses insumos.
Quando do lançamento do Painel de Preços, a falta de padronização dos itens já era uma fraqueza apontada pelos próprios desenvolvedores para a operacionalização do sistema. O trabalho ainda é longo, mas a expectativa é que cada vez mais se aperfeiçoe o catálogo, tornando mais correta a pesquisa de preços e a análise de dados estatísticos na Administração Pública.
Com informações do Portal de Compras.