O jornal O Globo publicou matéria em que destaca a busca por recursos do ministro Raul Jungmann, do novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública. De acordo com a reportagem, embora o ministro tenha ouvido promessas de que haveria recursos para a pasta com remanejamento de recursos de outras áreas, a situação até o momento é de escassez de verbas, armas, veículos, equipamentos e policiais.
Busca-se, por exemplo, criar ações, programas e atividades a serem financiadas diretamente pelos empresários, sem que os recursos passem pelo setor público. O Governo busca, também, consolidar uma agenda legislativa que possa contar com o apoio empresarial.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: por diversos momentos, o ministro Raul Jungmann já deu sinais de que pretende utilizar o capital privado em ações na área de segurança pública. Na semana passada, ele já havia apontado o interesse de incluir a construção de novos presídios nos programas de desestatização e no Programa de Parcerias de Investimento – PPI. Mas somente isso não basta.
O desafio de resolver o problema da segurança pública passa por uma ação integrada – militar e política –, que envolva todos os entes federados. O governo estuda, ainda, como buscar o apoio parlamentar para suas ações em tempos de ano eleitoral.
Com informações do jornal O Globo.