O Tribunal de Contas da União – TCU está sob novo comando. Raimundo Carreiro foi eleito presidente da Corte, e José Múcio Monteiro foi escolhido como vice-presidente. Ambos estarão à frente do órgão pelos próximos dois anos. Ao discursar, o novo presidente disse que “ninguém tolera mais o mal da corrupção, crime que assola e vitimiza toda a sociedade”. De acordo com Carreiro, sua atuação ocorrerá em duas vertentes: a da prevenção e da correição.
Formado em Direito pelo Ceub, em Brasília, em 1981, Raimundo Carreiro foi servidor do Senado até se aposentar como Analista Legislativo em 2007. Na época, ocupava o cargo de secretário-geral da Mesa, o que lhe rendeu a indicação com apoio do então presidente do Senado, José Sarney. Entre 1990 e 1992, foi vereador e presidente da Câmara Legislativa do município de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.
José Múcio Monteiro é engenheiro civil formado em 1971 pela Escola Politécnica de Pernambuco. Foi vice-prefeito e prefeito de Rio Formoso/PE entre 1982 e 1983. Desde 1990, conseguiu ser eleito seguidas vezes deputado federal. Durante a presidência de Lula, Múcio foi líder do governo na Câmara e ministro das Relações Exteriores. Em 2009, abdicou do cargo de ministro e de deputado federal para assumir a cadeira no TCU.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o trabalho desenvolvido pelo TCU é responsável por coibir incontáveis irregularidades no âmbito da Administração Pública Federal.
Em momentos de crise como a atual, e tendo em vista a explosão de casos de corrupção, cresce ainda mais a pressão sobre os órgãos de controle. Carreiro, que saiu do Sertão para a Capital e se tornou referência de ética e domínio do Direito, terá a árdua, porém gratificante, missão de atuar em uma corte respeitada e com a nobre incumbência de zelar pelo erário.
Fonte: jornal Estado de Minas.