A Secretaria de Gestão de Pessoas, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, lançou o Módulo Requerimento, uma plataforma para que servidores, aposentados e pensionistas façam suas requisições às unidades de gestão de pessoas pela internet
A Secretaria de Gestão de Pessoas, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, lançou o Módulo Requerimento, uma plataforma para que servidores, aposentados e pensionistas façam suas requisições às unidades de gestão de pessoas pela internet. A partir de agora, solicitações como auxílio-transporte ou alimentação, alteração de dados bancários ou ainda o cadastro de dependentes podem ser realizados no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal – Sigepe.
“Esta é mais uma ferramenta para modernizar a gestão das pessoas e simplificar a relação do servidor com os órgãos públicos. Buscamos com essa solução evitar deslocamentos desnecessários e espera em filas”, afirma Augusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas. De acordo com o secretário, o uso do sistema implicará uma economia de cerca de 30% dos recursos, considerando a redução do tempo, a eliminação do papel e a integração por meio da comunicação automática entre soluções do governo.
Na ocasião, foi divulgada ainda uma iniciativa de disseminação de informações sobre educação financeira com o objetivo de ampliar o conhecimento do servidor sobre a organização de suas finanças pessoais. Disponível no Portal do Servidor, a medida oferece acesso a diversos conteúdos sobre Educação Financeira, visando oferecer informações para planejamento de gastos pessoais e uso consciente do crédito.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o Sigepe é a nova ferramenta tecnológica com o intuito de atender às necessidades dos setores de gestão de pessoas do Governo Federal. Por meio dos módulos já disponíveis, o Sigepe atinge aproximadamente 1,6 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas, abrangendo todo o ciclo de vida da área de gestão de pessoas, como a criação de cargos e empregos, seleção de pessoas, ingresso do servidor, gestão funcional, férias, movimentação, progressão funcional, gestão de benefícios, aposentadoria e folha de pagamentos. Vale destacar que a Administração Pública deve estar em constante evolução para aplicar medidas que garantirão a melhor prestação dos serviços públicos. Afinal de contas, esse é o seu papel primordial. A prestação de serviços públicos por meio eletrônico, além de estar em completa consonância com as possibilidades tecnológicas atuais, também atende ao princípio da eficiência, conforme previsto na Constituição Federal.
Fonte: Ministério do Planejamento.