por Matheus Brandão
Está marcada para o próximo dia 03 de outubro a sessão especial do Tribunal de Contas do Distrito Federal que vai apreciar as contas do segundo ano de gestão do governador Rodrigo Rollemberg. A Corte vai analisar a execução do orçamento e dos programas de governo do Distrito Federal relativos ao exercício de 2016. Além dos dados enviados à Corte de Contas pelo próprio Governo, a equipe técnica utiliza, ainda, dados obtidos diretamente no Sistema Integrado de Gestão Governamental – SIGGO e no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI para realizar a avaliação.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a prestação de contas é um dever de todos aqueles responsáveis pela gestão de recursos públicos. Não é diferente, assim, para o chefe do Executivo, que precisa apresentar anualmente o demonstrativo de todas as despesas realizadas para que os órgãos de controle avaliem a justa aplicação dos recursos públicos.
Além de ser um importante instrumento de avaliação do trabalho, a atividade das cortes de contas serve para apontar, inclusive, melhorias para a gestão dos próximos anos, aperfeiçoando, ainda mais, a Administração Pública.
Fonte: Portal TCDF.