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Cidadãos avaliam a capacidade dos municípios de contratar

por Kamila Farias

Cidadãos de 60 municípios estão avaliando se suas prefeituras têm condições de realizar boas contratações públicas. O Tribunal de Contas da União – TCU está treinando e orientando integrantes da rede Observatório Social do Brasil em cidades de 10 estados para que realizem a avaliação. O objetivo é fortalecer o controle social sobre o dinheiro federal transferido aos municípios.

Na primeira etapa, que ocorreu entre maio e julho de 2018, os observadores sociais – como são chamados os voluntários – solicitaram e analisaram informações a fim de avaliar se os municípios atendem aos requisitos da Lei de Acesso à Informação. Na segunda etapa, iniciada na primeira semana de agosto, os observadores avaliarão como os municípios realizam a gestão de contratações, aferindo, por exemplo, se as prefeituras possuem manuais de procedimentos para as compras e se os fiscais de contrato são treinados.

Os resultados poderão ser utilizados por cada Observatório Social para que cobrem dos seus respectivos gestores municipais planos de ação com objetivo de corrigir as deficiências encontradas. As informações coletadas integram um processo de levantamento no TCU, de relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, e poderão subsidiar atuação futura do Tribunal.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a iniciativa demonstra o interesse da Corte em buscar meios de aproximação da sociedade para que todos participem do processo de controle. Sempre destacamos que o controle social é o mais efetivo, extraindo do cidadão, legítimo destinatário dos serviços públicos, suas impressões e sua visão da eficiência da Administração Pública. O controle realizado pela sociedade nas atividades estatais possui, em regra, uma credibilidade e uma atuação capazes de gerar resultados práticos junto à Administração Pública.

Com informações do portal do TCU.

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