por Kamila Farias
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou nas principais lojas virtuais o aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que permite que servidores de órgãos públicos possam assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Para ver o passo a passo para começar a utilizar o aplicativo, acesse o portal do Ministério do Planejamento.
“O SEI já está presente em quase toda a Administração Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade”, diz Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4, que foi o órgão que criou e cedeu gratuitamente o SEI para o Governo Federal. Hoje o SEI é a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional e reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema. Por intermédio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel, resultando em mais celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, além de promover transparência.
Fonte: Ministério do Planejamento.