Tramitação de documentos Federal pode ser realizada por aplicativo

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou nas principais lojas virtuais o aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que permite que servidores de órgãos públicos possam assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets

por Kamila Farias

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou nas principais lojas virtuais o aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que permite que servidores de órgãos públicos possam assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

Se a instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as orientações para adesão que estão disponíveis na página http://www.planejamento.gov.br/pensei/como-aderir. “Ao lançarmos o aplicativo damos mais um passo em direção a uma Administração Pública mais eficiente, menos burocrática e atenta às facilidades que a inovação tecnológica proporciona. A possibilidade de tramitar processos e documentos a partir de um simples toque na tela do celular ou do tablet deve resultar em maior agilidade e praticidade nos trâmites administrativos”, ressalta o secretário de Gestão do Ministério, Gleisson Rubin.

Para ver o passo a passo para começar a utilizar o aplicativo, acesse o portal do Ministério do Planejamento.

“O SEI já está presente em quase toda a Administração Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade”, diz Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: o aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4, que foi o órgão que criou e cedeu gratuitamente o SEI para o Governo Federal. Hoje o SEI é a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional e reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema. Por intermédio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel, resultando em mais celeridade nos processos de trabalho, na atualização de informações em tempo real, além de promover transparência.

Fonte: Ministério do Planejamento.