por Matheus Brandão
Um projeto de lei que tramita na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal prevê incentivos para a construção de edificações sustentáveis, com fins de geração de energia elétrica. O PLS nº 284/2018 também estabelece a divulgação, nos meios de comunicação, de práticas de sustentabilidade ambiental nas edificações, buscando a redução do consumo de energia, além da concessão de incentivos fiscais para projetos de edificação urbana que implantem sistemas próprios de geração.
O texto aguarda designação de relator na Comissão de Serviços de Infraestrutura.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a Administração Pública já está em busca de mecanismos que promovam a sustentabilidade em suas ações. É o caso, por exemplo, das licitações sustentáveis. A própria lei nº 8.666/1993 dispõe no seu art. 3º que a licitação destina-se à promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
Nesse sentido, a busca por iniciativas que levem em consideração boas práticas de sustentabilidade ambiental deve nortear as compras públicas, tendo em vista sempre a efetivação do interesse público.
Com informações da Agência Senado.