por Matheus Brandão
O Senado Federal obteve a nota 0,8374 em uma escala que vai de 0 a 1 no Índice de Transparência Legislativa – ITL. O índice é uma ferramenta para que tanto a sociedade quanto o Poder Público possam avaliar o grau de clareza da relação entre as casas legislativas e a sociedade, e foi desenvolvido pela Secretaria de Transparência do Senado. O indicador leva em conta quatro “dimensões” de transparência: legislativa; administrativa; participação e controle social; e aderência à Lei de Acesso à Informação.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a instituição de mecanismos e índices de avaliação permite uma visão mais clara e objetiva da prestação dos serviços públicos à sociedade. O ITL fixa, assim, um parâmetro numérico para tal avaliação, demonstrando em quais pontos deverá ser dado mais atenção na busca pela transparência das casas legislativas.
Como mencionado na matéria, a aderência à Lei de Acesso à Informação é o ponto mais sensível do Senado. A partir de agora, cabe aos responsáveis pelo órgão buscar construir mecanismos de aproximação do Senado ao cidadão com base nos ditames da Lei de Acesso, facilitando a busca por informações e a publicização de dados estatísticos de interesse da sociedade.
Com informações da Agência Senado