O Ministério da Transparência participará, neste fim de semana, da 25ª edição da Ação Global, que ocorrerá simultaneamente em 27 cidades do País.
por Matheus Brandão
O Ministério da Transparência participará, neste fim de semana, da 25ª edição da Ação Global, que ocorrerá simultaneamente em 27 cidades do País. O órgão promoverá a aproximação da Ouvidoria-Geral da União com os cidadãos, com a montagem de estandes, para que possam receber orientações e registrar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões para simplificação sobre serviços públicos em geral, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
Matéria publicada no portal do Ministério do Planejamento destaca que a iniciativa “pretende estimular a participação e o controle social na melhoria da gestão, além de ampliar o conhecimento da população sobre os direitos dos usuários de serviços públicos”. Na edição da Ação Global do ano passado, as ouvidorias públicas prestaram um total de 11,6 mil atendimentos a cidadãos em todo o Brasil.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a aproximação das ouvidorias da comunidade por meio de eventos como a ação global, além de permitir que os cidadãos realizem duas queixas e denúncias, promove as ações do Ministério da Transparência, apresentando a todos o potencial de ganhos para o Estado Brasileiro de um sistema de controle interno forte e bem instalado.
É importante lembrar que o desenvolvimento do Sistema de Ouvidorias é uma prioridade do Ministério, que, inclusive, presta auxílio para outros entes federados no desenvolvimento de suas próprias ouvidorias, a fim de tornar ainda mais efetivo o controle social.
Com informações do Ministério da Transparência.