“Municípios da região licitam serviço de iluminação” (http://www.portaldelicitacao.com.br/ de 07 de novembro de 2014). “ANP avalia hoje áreas da 13ª rodada de licitações” (exame. com de 15 de outubro de 2014).[...]Estas são algumas das inúmeras manchetes publicadas pela mídia sobre licitações e contratos efetuados pela Administração Pública.[..]
Por Juliana Sebusiani
“Municípios da região licitam serviço de iluminação” (http://www.portaldelicitacao.com.br/ de 07 de novembro de 2014). “ANP avalia hoje áreas da 13ª rodada de licitações” (exame. com de 15 de outubro de 2014). “Mato Grosso do Sul abre licitação da ponte rodoferroviária na BR-436” (capitalnews.com.br de 21 de outubro de 2014). “Trem Caipira vai sugar mais R$ 1 milhão” (diarioweb.com.br de 22 de outubro de 2014). “Dnit habilita vencedora de licitação para duplicação do lote 1 da BR-280” (G1 SC de 21 de outubro de 2014).
Estas são algumas das inúmeras manchetes publicadas pela mídia sobre licitações e contratos efetuados pela Administração Pública. É comum os jornais também veicularem notícias de atos de improbidade cometidos pelos gestores públicos que culminam em escândalos e prejuízos severos aos cofres públicos.
“Em cerca de 80% dos casos em que os gestores públicos são condenados pela Justiça brasileira há falta de conhecimentos da legislação de licitações e contratos”, afirma o especialista em Direito Administrativo Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.
Representando, aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto, as compras públicas correspondem a uma parcela significativa da economia brasileira. É importante que as equipes atuantes neste setor estejam adequadamente preparadas. O aperfeiçoamento dos processos de gestão, o aprendizado organizacional e a integração do grupo de profissionais são fundamentais para a realização de uma licitação de sucesso.
A licitação é um procedimento administrativo indispensável para a compra e contratação de bens e serviços pela Administração Pública e a missão do gestor é a de dar efetividade a esse procedimento, atendendo os ditames legais e os princípios do Direito Administrativo.
Este dever muitas vezes é posto de lado por falta de preparo do administrador público. “A falta de conhecimento especializado é o que temos de mais grave, posto que o gestor deve estar qualificado para ocupar a função que exerce”, alerta Jacoby Fernandes.
Vislumbrando essa necessidade e a verificando a complexidade de temas relacionados a licitação, a empresa de consultoria ELO promoverá, em Brasília, o curso “Equipes de Excelência em Licitações e Contratos ”, destinado servidores públicos da administração municipal, estadual e federal, profissionais da área de controle interno, planejamento e compras; membros das comissões de licitações – como pregoeiros e equipe de apoio, e a fornecedores e prestadores de serviços.
O treinamento será ministrado por diversos especialistas: Jorge Ulisses Jacoby Fernandes (advogado e especialista em Direito Administrativo), Fátima Miranda (psicopedagoga institucional), Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões (advogado e especialista em Controle Externo), André Luís de Carvalho (Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União) José Augusto Wanderley (consultor em negociação, excelência de desempenho, coaching e liderança).
O evento se realizará dos dias 12 a 14 de novembro. Os interessados em obter informações sobre as inscrições e o conteúdo programático poderão acessar o site http://www.eloconsultoria.com.br/.
Anote os dados do evento:
Local: Brasília – DF
Período: 12 a 14.11.2014
Horário: 08h30 as 18 h
Local: Centro de Convenções da Elo Consultoria – Edifício Corporate Financial Center –SCN, Quadra 2, Bloco A, 1° Andar – Brasília, DF.