80% das condenações de servidores na Justiça decorrem da falta de capacitação para licitar

“Municípios da região licitam serviço de iluminação” (http://www.portaldelicitacao.com.br/ de 07 de novembro de 2014). “ANP avalia hoje áreas da 13ª rodada de licitações (exame. com de 15 de outubro de 2014).[...]Estas são algumas das inúmeras manchetes publicadas pela mídia sobre licitações e contratos efetuados pela Administração Pública.[..]

Por Juliana Sebusiani

“Municípios da região licitam serviço de iluminação” (http://www.portaldelicitacao.com.br/ de 07 de novembro de 2014). “ANP avalia hoje áreas da 13ª rodada de licitações (exame. com de 15 de outubro de 2014).Mato Grosso do Sul abre licitação da ponte rodoferroviária na BR-436 (capitalnews.com.br de 21 de outubro de 2014). Trem Caipira vai sugar mais R$ 1 milhão (diarioweb.com.br de 22 de outubro de 2014).Dnit habilita vencedora de licitação para duplicação do lote 1 da BR-280” (G1 SC de 21 de outubro de 2014).

Estas são algumas das inúmeras manchetes publicadas pela mídia sobre licitações e contratos efetuados pela Administração Pública. É comum os jornais também veicularem notícias de atos de improbidade cometidos pelos gestores públicos que culminam em escândalos e prejuízos severos aos cofres públicos.

“Em cerca de 80% dos casos em que os gestores públicos são condenados pela Justiça brasileira há falta de conhecimentos da legislação de licitações e contratos”, afirma o especialista em Direito Administrativo Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

Representando, aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto, as compras públicas correspondem a uma parcela significativa da economia brasileira. É importante que as equipes atuantes neste setor estejam adequadamente preparadas. O aperfeiçoamento dos processos de gestão, o aprendizado organizacional e a integração do grupo de profissionais são fundamentais para a realização de uma licitação de sucesso.

A licitação é um procedimento administrativo indispensável para a compra e contratação de bens e serviços pela Administração Pública e a missão do gestor é a de dar efetividade a esse procedimento, atendendo os ditames legais e os princípios do Direito Administrativo.

Este dever muitas vezes é posto de lado por falta de preparo do administrador público. “A falta de conhecimento especializado é o que temos de mais grave, posto que  o gestor deve estar qualificado para ocupar a função que exerce”, alerta Jacoby Fernandes.

Vislumbrando essa necessidade e a verificando a complexidade de temas relacionados a licitação, a empresa de consultoria ELO promoverá, em Brasília, o curso “Equipes de Excelência em Licitações e Contratos ”, destinado servidores públicos da administração municipal, estadual e federal, profissionais da área de controle interno, planejamento e compras; membros das comissões de licitações – como pregoeiros e equipe de apoio, e a fornecedores e prestadores de serviços.

O treinamento será ministrado por diversos especialistas: Jorge Ulisses Jacoby Fernandes (advogado e especialista em Direito Administrativo), Fátima Miranda (psicopedagoga institucional), Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões (advogado e especialista em Controle Externo), André Luís de Carvalho (Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União) José Augusto Wanderley (consultor em negociação, excelência de desempenho, coaching e liderança).

O evento se realizará dos dias 12 a 14 de novembro. Os interessados em obter informações sobre as inscrições e o conteúdo programático poderão acessar o site http://www.eloconsultoria.com.br/.


Anote os dados do evento:

Local: Brasília – DF

Período: 12 a 14.11.2014

Horário: 08h30 as 18 h

Local: Centro de Convenções da Elo Consultoria – Edifício Corporate Financial Center –SCN, Quadra 2, Bloco A, 1° Andar – Brasília, DF.

 

Palavras Chaves