Abrasci entregará a comenda Veritas et Justitia a personalidades e autoridades

No dia 23 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – Abrasci irá homenagear dezenas de personalidades, autoridades e instituições que tenham trabalhado para o desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil, prestando relevantes serviços ao País.

No dia 23 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – Abrasci irá homenagear dezenas de profissionais, autoridades e instituições que tenham trabalhado para o desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil, prestando relevantes serviços ao País. A entrega do Diploma e Comenda Veritas et Justitia – Prof. Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto será feita pelos integrantes da Abrasci, dentre os quais está o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, membro da Abrasci.

O nome dado ao Diploma é uma homenagem, in memoriam, ao notável jurista, criminalista por excelência e defensor dos direitos humanos: o mineiro Heráclito Fontoura Sobral Pinto. São agraciados grandes personalidades que contribuem significativamente para a área em que atuam. A honraria é prática centenária na Academia e, desta vez, acontecerá às 19 horas, no auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes é membro vitalício da Abrasci como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira número 7, cujo patrono é Hely Lopes Meirelles.

O que é a ABRASCI ?

A Abrasci é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada para cultuar, divulgar, promover e resgatar os valores culturais de todos os povos. Eventualmente, realiza cerimônias de premiação e reconhecimento de profissionais dos mais diversos ramos que tenham impactos na sociedade do Distrito Federal.

Está em atividade desde 1910, de quando datam seus primeiros registros ainda como “Academia Brasileira de História”. Possui sede na cidade de São Paulo e em Brasília/DF.

A partir de meados de 1980, tornou-se Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, e recentemente, acompanhando a evolução histórica e atendendo aos pedidos de nossos membros e conselheiros para que expandíssemos os segmentos, incluímos as cadeiras de Ciências e Literatura.

A Academia Brasileira de Ciências, Arte, História e Literatura, nas suas diversas fases, participou e desenvolveu inúmeros trabalhos que objetivam o resgate da memória histórica e a preservação das tradições culturais e cívicas de nossa sociedade. Nas artes realizou inúmeros salões na Europa, em Portugal França e Alemanha e em diversas cidades dos Estados Unidos e capitais da América do Sul.

Dentre os acadêmicos, destacam-se Affonso Arinos de Mello Franco, Ramalho Ortigão, Vieira Souto, Afrânio de Mello Franco, Luiz da Câmara Cascudo, Augusto Cury, entre muitos outros.

Um dos mais efetivos trabalhos da Academia é o “resgate da memória histórica e a preservação das tradições culturais e cívicas”. Entre os quais se destacam: a restauração da casa da fazenda do Morumbi, do tombamento e restauração da casa do Marechal Deodoro numa parceria com o Governo do Estado de Alagoas, organizando o bicentenário do nascimento de D. Pedro I, o traslado da espada do general Osório de posse da família no Rio Grande do Sul para a fundação Osório em Petrópolis no Rio de Janeiro, do traslado dos despojos de D. Pedro I de Portugal para o Brasil, no Museu do Ipiranga, além da publicação de artigos, periódicos e livros que expressam a relevância da contribuição histórica e artística, e de seus acadêmicos, à nação.

Serviço:
Entrega do Diploma e Comenda Veritas et Justitia – Prof. Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto

Evento Organizado pela Abrasci

Data: 23/08/2018

Hora: 19h

Local: Auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ

Endereço: SAFS – Quadra 06 – Lote 01 – Trecho III – CEP: 70095-900 – Brasília – DF

Palavras Chaves