Adesão ao Comprasnet passa a ser 100% digital

O sistema está disponível para órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Desde o início de julho deste ano, a adesão ao sistema de compras públicas do governo federal Comprasnet/Siasg passou a ser realizada de modo 100% digital. Assim, os agentes de compras que tenham interesse em utilizar atas de registro de preços e realizar licitações por meio do sistema podem se cadastrar de forma totalmente online, podendo assim realizar pregões eletrônicos, aderir a atas de registro de preços do governo federal, entre outros serviços.

O sistema está disponível para órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal e municípios. Matéria publicada no Portal de Compras do Governo Federal destaca que a primeira instituição a usar o novo módulo de acesso foi a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima. “Atualmente, o ComprasNet conta com mais de 11 mil unidades administrativas que interagem com o sistema para diversas atividades como a realização de pregões eletrônicos, registros de contratos, publicações no Diário Oficial da União, gestão e utilização de atas de registro de preços”, destaca a reportagem.

As instituições interessadas em utilizar as funcionalidades do Comprasnet devem seguir o seguinte passo a passo: acessar o Portal de Compras do Governo Federal; cadastrar informações básicas e criar senha inicial; fazer download e assinatura do Termo de Acesso; incluir documentações comprobatórias no sistema; e aguardar homologação do Ministério da Economia.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a disponibilização de um sistema 100% digital para toda a sociedade é um esforço e uma vitória da equipe do Ministério da Economia capitaneada pelo secretário de Gestão, Cristiano Heckert, que atuam diariamente na busca das melhores soluções para o processo de compras públicas no país. Além do cadastramento online no sistema Comprasnet, a equipe segue na construção de um novo decreto regulamentador para o pregão eletrônico, que atualizará o modelo atualmente existente.

Permitir o cadastramento 100% online é permitir maior eficiência para a Administração, ampliando a celeridade do processo de cadastramento, e um melhor controle do processo de compras públicas tanto para os licitantes, quanto para as autoridades públicas. Um avanço promovido com o auxílio da tecnologia.

Com informações do Portal de Compras do Governo Federal.

por Matheus Brandão