A novidade pode ser acessada no ícone Minhas Compras, onde pode visualizar e acompanhar as compras eletrônicas em que participou enviando proposta de preços.
O aplicativo para celular do Comprasnet recebeu atualização e, a partir de agora, fornecedores de bens e serviços têm acesso ao seu histórico de participação. A novidade pode ser acessada no ícone Minhas Compras, onde pode visualizar e acompanhar as compras eletrônicas em que participou enviando proposta de preços. Estão disponíveis dados a partir de 2017.
Conforme o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, a proposta é que o aplicativo, a partir da integração com bases de governo, aprimore e simplifique o acesso a informações e ajude a movimentar os negócios no país. “Isso facilita muito a interação dos fornecedores com as compras públicas, aumentando a competitividade, bem como as condições de participação em novas licitações”, explica.
O aplicativo também conta agora com login único, que é o meio de acesso digital de usuários aos serviços públicos digitais.
Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o Comprasnet é uma ferramenta muito interessante e elogia a iniciativa governamental de buscar aprimorar o sistema. “Nos últimos tempos, o sistema tem se modernizado bastante, o que facilitou o acesso via aplicativo em celulares e aprimorou a navegação em computadores de mesa. Ainda há um bom caminho a percorrer, principalmente se levarmos em conta a constante evolução tecnológica, mas o sistema tem se mostrado com boa capacidade de expansão, transparência e integração com os demais sistemas governamentais”, afirma.
Sistema 100% digital
Desde 1º de julho, a adesão ao sistema de compras públicas do governo federal Comprasnet/Siasg passou a ser realizada de modo 100% digital. Os agentes que tenham interesse em realizar licitações por meio do sistema podem se cadastrar de forma totalmente online, podendo realizar pregões eletrônicos, aderir a atas de registro de preços, entre outros serviços.
O sistema está disponível para órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal e municípios. A primeira instituição a usar o novo módulo de acesso foi a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima. As instituições interessadas em utilizar as funcionalidades do Comprasnet devem seguir um passo a passo: acessar o portal de compras do governo federal; cadastrar informações básicas e criar senha inicial; fazer download e assinatura do termo de acesso; incluir documentações comprobatórias no sistema; e aguardar homologação do Ministério da Economia.
Para Jacoby Fernandes, permitir o cadastramento 100% online é dar “maior eficiência para a Administração, ampliando a celeridade do processo de cadastramento, e um melhor controle do processo de compras públicas tanto para os licitantes, quanto para as autoridades públicas. Um avanço promovido com o auxílio da tecnologia”.