A nova ferramenta de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online, por aplicativo de mensagens.
O Portal do Servidor ganhou uma assistente virtual. A partir de agora, a Cessi poderá auxiliar a todos os servidores públicos federais, aposentados e pensionistas a, por exemplo, desbloquear o acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas – Sigepe e a consultar o contracheque. A assistente amplia a Central de Atendimento do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal. A nova ferramenta de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online, por aplicativo de mensagens.
“A Cessi é uma das ações de modernização do governo. Nosso objetivo é utilizar esta ferramenta para simplificar e agilizar o atendimento aos servidores públicos”, explica o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.
De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a Administração Pública deve seguir a tendência mundial, a informatização, a digitalização, o uso da inteligência artificial. “Atualmente, a sociedade quer ter acesso a todo tipo de serviço pelo celular, quer ter comodidade, praticidade. Os serviços públicos devem ser oferecidos de formas menos burocrática. Este é mais um dos vários exemplos de uso positivo da tecnologia da informação, propiciando ganhos e eficiência para a Administração e para o usuário dos serviços públicos”, afirma.
Complemento do trabalho
O professor enxergar as múltiplas possibilidades do uso de tecnologia da informação com bons olhos e acredita que o esforço dos diversos órgãos da Administração tem frutificado em exemplos eficientes que dão cumprimento aos princípios administrativos, em especial os da transparência, economicidade, publicidade e eficiência. “É importante, porém, considerar que a atividade recursal não pode ser delegada a máquinas, pois em nosso país, por vezes, enfrentamos a ditadura de sistema de informática sobreponde-se à lei e aos direitos fundamentais”, ressalta Jacoby Fernandes.