Segundo o secretário, a utilização das ferramentas com inteligência artificial é fruto de um investimento de 10 anos do órgão, juntando e solicitando informações do Poder Público.
Por Kamila Farias
De acordo com o secretário de Gestão de Informações para Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU, Wesley Vaz, a inteligência artificial tem potencial gigante para auxiliar o Poder Público. Um exemplo é o auditor-robô do TCU, que analisou 202 processos de contratações, em um valor total de R$ 5,8 bilhões, e conseguiu a economia de R$ 80 milhões.
Segundo o secretário, a utilização das ferramentas com inteligência artificial é fruto de um investimento de 10 anos do órgão, juntando e solicitando informações do Poder Público. Ao todo, o Labcontas, plataforma virtual que reúne bancos de dados da Administração Pública, possui 106 bases disponíveis aos auditores e 101 parceiros. “O ativo do TCU construído é tão forte que decidimos que, para o ecossistema de controle, iríamos disponibilizar essas informações. Hoje o Ministério Público, Receita Federal e tribunais de contas têm acesso a essas informações e aos algoritmos que dela advém”, explica.
Wesley Vaz defendeu o uso de inteligência artificial pelo Poder Público. Conforme o secretário, falar de IA é reconhecer que o governo também é incentivador de um mercado que vai gerar riqueza. “O governo talvez esteja diante de um conjunto de ativos que, se bem disponibilizados, podem fazer com que não só arrume seus próprios problemas, mas os problemas que têm impacto na sociedade”, destaca.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: enxergar as múltimplas possibilidades do uso de tecnologia da informação é fascinante. O esforço dos diversos órgãos da Administração, na seara dos Poderes Executivo, Legislativo e Executivo tem frutificado em exemplos eficientes que dão cumprimento aos princípios administrativos, em especial os da transparência, economicidade, publicidade e eficiência. õ públicas exemplos trdeve ser estimulado ajudar na construção de sistemas eficientes.
Com informações do portal Sollicita.