Projetos multilaterais são debatidos no Fórum de Investimentos Brasil 2018

O ministro ressaltou que a padronização dos projetos são entraves para a execução de investimentos e, por isso, é fundamental que haja qualificação, principalmente dos projetos de infraestrutura.

por Kamila Farias

De acordo com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, possibilitar que obras estruturantes viabilizem o aumento da produtividade e, por consequência, promovam o crescimento da economia é o desafio para os países que integram a América Latina. A afirmação foi dada pelo ministro durante a sua participação no Fórum de Investimentos Brasil 2018 – evento que reuniu empresários nacionais e internacionais em São Paulo para dois dias de debates, palestras e reuniões de negócios.

Para o ministro, a oferta de crédito é a forma para que, em médio prazo, haja melhoria da infraestrutura da região e, com isso, o ambiente de negócios seja atrativo para os empreendedores. “Muito se fala em integração, mas ainda é preciso tornar prática a aproximação entre os países da América Latina. Não há integração efetiva sem a integração dos mercados, por isso, assinamos memorandos de entendimentos para que, assim, possa haver compra e venda entres os países”, pontuou.

O ministro ressaltou que a padronização dos projetos são entraves para a execução de investimentos e, por isso, é fundamental que haja qualificação, principalmente dos projetos de infraestrutura. Nesse cenário, o ministro destacou o papel das parcerias público-privadas como promotoras do desenvolvimento.

Comentário do advogado Murilo Jacoby: participamos do evento, que é de muita importância para o crescimento do Brasil. Iniciativas para expandir a economia são sempre bem-vindas. Os debates mostraram-se eficientes. A economia do Brasil dá os primeiros passos para a recuperação, mas espera-se que, a partir do ano que vem, a melhora seja mais visível. As medidas que o governo tem anunciado e ainda deverá anunciar propiciarão um alívio na crise financeira que o País enfrenta.

Para sairmos dessa situação, é necessário um esforço conjunto. A gestão pública precisa ser repensada para garantir mais eficácia, por intermédio de planejamento e ações de governança. O Fórum de Investimentos Brasil 2018 destacou as oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócios, construção, tecnologia e inovação. O Fórum proporcionou oportunidades de reuniões com autoridades de alto nível dos ministérios, agências reguladoras e outras instituições governamentais.

Com informações do portal do Ministério do Planejamento.