O documento destaca que, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2017, as compras do Governo Federal de entes que utilizaram o Sistema Comprasnet movimentaram mais de R$ 510 bilhões.
por Matheus Brandão
Uma iniciativa do Departamento de Normas e Sistemas de Logística – DELOG da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, pretende acompanhar o comportamento das compras Públicas do Governo Federal, analisando suas variabilidades ao longo da série histórica. O Boletim de Compras Públicas – BCP foi lançado na semana passada e permite a condução de estratégias para a redução dos gastos públicos.
Matéria publicada no Portal de Compras do Governo Federal informa que o BCP busca oferecer uma análise comparada entre diversas variáveis, como Unidades da Federação, porte de empresas e contas nacionais, assim, demonstrar sob uma nova perspectiva o comportamento e a importância que as compras públicas representam nas economias regionais bem como seus impactos socioeconômicos e ambientais.
O documento destaca que, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2017, as compras do Governo Federal de entes que utilizaram o Sistema Comprasnet movimentaram mais de R$ 510 bilhões. “Houve uma trajetória de crescimento no gasto entre 2007 e 2014, representando um aumento de 278,75% neste período”, detalha.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o diagnóstico realizado por meio do Boletim de Compras Públicas servirá como fonte de informações para a produção das políticas públicas que deverão ser implementadas nos próximos anos para a redução das despesas públicas e para uma melhor eficiência nas aquisições realizadas pelo Governo.
Um ponto interessante do documento trata das aquisições relacionadas à sustentabilidade ambiental, com aquisições relacionadas a melhoria da capacidade energética e políticas para uso consciente de recursos hídricos. As aquisições devem sempre ter o elemento sustentabilidade como estratégia para a economia dos recursos.
Com informações do Portal de Compras do Governo Federal