Brasil avança rumo a PPPs na área de segurança

Governo federal, forças armadas e indústria buscam viabilizar as primeiras parcerias público-privadas (PPPs) na área brasileira de defesa.

Governo federal, forças armadas e indústria buscam viabilizar as primeiras parcerias público-privadas (PPPs) na área brasileira de defesa. O projeto mais avançado, de um complexo esportivo no Rio de Janeiro, com expectativa de licitação para o quarto trimestre, poderá ser a primeira PPPda administração direta federal. Este e outros três projetos considerados prioritários somam aportes de R$ 460 milhões, segundo o Ministério do Planejamento (MP).

“Muitos países do mundo utilizam o mecanismo de parceria público-privada, que visa uma forma de financiar os gastos de defesa no longo prazo, de modo a reduzir o impacto dos programas de defesa no orçamento da União”, afirma o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. Para o executivo, as PPPs da defesa são uma oportunidade de investimento não só para empresas brasileiras e multinacionais, mas também para fundos de pensão e seguradoras, representando uma nova possibilidade de ativos para investidores do longo prazo. 

Palavras Chaves