CGU publica novo padrão de relatórios de auditoria

documento estabelece diretrizes sobre a elaboração dos relatórios, bem como formas de apresentação.

por Matheus Brandão

A Controladoria-Geral da União – CGU divulgou recentemente o novo documento padrão para uniformizar os relatórios de auditoria do órgão de controle. O objetivo é promover a competência profissional dos auditores da CGU na etapa de comunicação dos resultados aos gestores públicos e à sociedade. O documento estabelece diretrizes sobre a elaboração dos relatórios, bem como formas de apresentação.

Os procedimentos da nova orientação devem ser respeitados tanto no processo de elaboração de relatórios, quanto na fase de revisão. Matéria publicada no Portal da CGU destaca: “além da comunicação eficaz, o guia contribui ainda para elevar a qualidade dos relatórios emitidos pela CGU, em conformidade com os princípios da Auditoria Interna Governamental, dispostos no Referencial Técnico publicado em 2017”.

O texto destaca que um dos elementos mais importantes previstos na nova orientação é o highlight, resumo de até uma página que fornece uma visão geral e concisa do trabalho realizado pela CGU com os respectivos resultados. A orientação também padroniza aspectos gerais de formatação, como quadros, figuras e tabelas.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: no texto de apresentação do documento publicado pela CGU, percebe-se claramente o interesse em aproximar as ações do órgão com a sociedade, além de melhorar a forma de apresentação dos dados. Pouco adianta a elaboração de documentos com dados técnicos indecodificáveis para os interessados, entendidos apenas por profissionais especializados. As ações de controle devem estar acessíveis à sociedade, que poderá visualizar o desenvolvimento estatal e aperfeiçoar-se no controle social.

Com informações do Portal CGU