Integrando as ações para a implantação efetiva do Portal de Compras Governamentais do Maranhão, a Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) realizou mais uma rodada do treinamento voltado para a sensibilização do Sistema SIGA, o qual é responsável por toda a gestão do Portal
Integrando as ações para a implantação efetiva do Portal de Compras Governamentais do Maranhão, a Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) realizou mais uma rodada do treinamento voltado para a sensibilização do Sistema SIGA, o qual é responsável por toda a gestão do Portal. Na última sexta-feira (26), a capacitação foi destinada aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O Portal de Compras Governamentais é gerido pela ferramenta SIGA e, conta ainda, com módulos de Banco de Preços, Catálogos de Materiais e gestão de Fornecedores, além de possibilitar o controle integral dos processos de Registro de Preços, Contratações Diretas, Pregão Presencial e Pregão Eletrônico.
Com a obrigatoriedade de utilização do Portal, a partir do dia 1° de junho, o treinamento objetiva a capacitação de todos os gestores de compras, ordenadores de despesas e setores que desenvolvem atividades ligadas às compras das secretarias e entidades da esfera pública estadual. A implantação vem sendo desenvolvido pela CCL juntamente com Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e, desde o ano passado, ocorre apresentações segmentadas do Sistema.
Nesta etapa, estão ocorrendo apresentações para conhecimento e familiarização detalhadas das funcionalidades do Sistema junto aos órgãos. E posteriormente, cada órgão recebe o treinamento por meio de operações assistidas, com visitas técnicas visando treinar o uso das ferramentas, a partir das demandas específicas de cada setor em seus próprios ambientes de trabalho.
“A intenção é aliar conhecimento teórico com o prático, orientando os setores, de cada órgão, de como utilizar de forma correta as ferramentas do Portal para a gestão dos seus processos de compras”, pontuou o membro da CCL e também um dos coordenadores de implantação do SIGA no Maranhão, Deimison dos Santos.
Em média, 50 servidores que atuam no seguimento de compras da SES, e, participaram do treinamento que foi realizado na sexta, no auditório da CCL. “Toda tecnologia que vem para facilitar os procedimentos da comissão setorial é bem-vindo, ainda mais para auxiliar um processo que, burocraticamente, é lento. O Sistema vem para dar maior celeridade e, dessa forma, conseguiremos atender melhor a necessidade do órgão e consequentemente do Estado em tempo hábil”, destacou a presidente da Comissão Setorial de Licitação da SES, Ana Anisia Veras.
A apresentação do Sistema já atingiu 34 órgãos estaduais, sendo 21 sensibilizações só neste ano de 2017. Ao todo, 273 visitas técnicas com operações assistidas foram realizadas. A previsão é que até o segundo semestre desse ano, os 51 órgãos da Administração direta e indireta estejam operando por meio do SIGA.
“Dessa forma, estamos aprimorando a gestão de compras do Estado, assegurando maior transparência aos procedimentos licitatórios com uma redução significativa de tempo e maior dinamismo nas contratações de bens e serviços do Governo do Estado”, finalizou o presidente da CCL, Odair José Neves.