Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara discutirá experiências inovadoras dos tribunais de contas

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira, 30, audiência pública para debater experiências inovadoras de atividades de controle externo realizadas pelos tribunais de contas estaduais.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira, 30, audiência pública para debater experiências inovadoras de atividades de controle externo realizadas pelos tribunais de contas estaduais. O deputado Leo de Brito (PT/AC), que solicitou a audiência, ressaltou que os tribunais de contas vêm desenvolvendo práticas de controle e fiscalização das administrações públicas regionais com singular referência.

A audiência está marcada para 11h, no Plenário 11. Foram convidados para participar do debate representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas Estaduais – Atricon, dos tribunais de contas dos estados do Acre – TCE/AC, do Mato Grosso do Sul – TCE/MS e do Tocantins – TCE/TO e do Tribunal de Contas da União – TCU.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: é inegável a relevância do papel desempenhado pelos tribunais de contas sobre o Estado e seu aparelhamento como instrumento de exercício da cidadania. Sem dúvida, a eficiência de um órgão de controle depende da qualidade dos seus recursos humanos, que devem ser capacitados e motivados. Investir em pessoal, com certeza, é uma das experiências inovadoras dos tribunais, que estão cada dia mais buscando atingir a excelência de seu trabalho. Ainda, atualmente, a convergência de múltiplas tecnologias, está impulsionando mudanças aceleradas nas capacidades dos equipamentos, quais sejam: perceber, aprender, agir, criar, interagir e compartilhar. Essa evolução afetará a relação entre pessoas e tecnologia, o que exigirá mudanças no ambiente organizacional das instituições.

Eficientizar o serviço público é o objetivo geral; por isso, ações inovadoras são sempre vistas como boas práticas e devem ser destacadas.

Fonte: Agência Câmara

Palavras Chaves