É esperado o recebimento neste ano de 30,5 milhões de declarações, número superior ao ano passado, quando foram entregues 29,27 milhões.
por Alveni Lisboa
Começa nesta quinta-feira, 7, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019. Os contribuintes terão até 30 de abril para acertar as contas com a Receita por meio do aplicativo disponível para computadores, tablets ou smartphones. As regras para a entrega do ajuste anual estão na Instrução Normativa nº 1.871/2019, da Receita Federal, publicada no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro.
O programa para fazer a declaração deste ano está disponível desde a última semana no site da Receita Federal. É esperado o recebimento neste ano de 30,5 milhões de declarações, número superior ao ano passado, quando foram entregues 29,27 milhões. Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tablets e smartphones.
A Receita promete acelerar o processamento da declaração de 2019. Assim, o contribuinte pode checar no e-CAC se há alguma pendência na declaração e fazer correções. No site da Receita, é possível conferir uma série de perguntas e respostas sobre a declaração deste ano.
Comentários do professor Jacoby Fernandes: as restituições são liberadas prioritariamente para idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar a declaração mais rapidamente receberá o valor. É importante respeitar o prazo fixado pela Receita para a entrega, já que a multa para quem apresentar a declaração depois disso é de 1% ao mês ou fração de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o Imposto de Renda devido.
Com informações da Agência Brasil.