Cotistas de todas idades receberão dinheiro do Fundo PIS/Pasep a partir de hoje

Os pagamentos das cotas do Fundo PIS/Pasep voltam a ser realizados a partir de hoje, beneficiando aproximadamente 23,8 milhões de pessoas de todas as idades que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988.

por J. U. Jacoby Fernandes

Os pagamentos das cotas do Fundo PIS/Pasep voltam a ser realizados a partir de hoje, beneficiando aproximadamente 23,8 milhões de pessoas de todas as idades que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. A medida tem o potencial de injetar R$ 35,7 bilhões na economia do País. O prazo para o saque dos recursos é até 28 de setembro, quando se encerra a janela do novo cronograma permitido pela legislação.

Matéria publicada no portal do Ministério do Planejamento informa que, após essa data, o benefício volta a ser concedido exclusivamente para o público habitual, formado por cotistas maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez, pessoas acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada e herdeiros de cotistas falecidos.

“Os cotistas que possuírem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil e que estiverem com o cadastro do Fundo atualizado receberão o depósito automaticamente, sem necessidade de se dirigirem às agências”, destaca o Ministério do Planejamento. Os correntistas desses bancos poderão verificar os valores em suas contas a partir da quinta-feira, dia 9 de agosto, em razão da compensação noturna.

A partir de 14 de agosto, terça-feira da semana que vem, o saque estará liberado para todos os cotistas, bastando se dirigirem às agências bancárias da Caixa Econômica Federal – trabalhadores que atuaram na iniciativa privada – ou do Banco do Brasil – trabalhadores que atuaram no serviço público.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: essa é mais uma medida do governo para injetar recursos na economia e estimular o consumo. Anteriormente, o Governo Federal já havia liberado o saque de recursos das contas inativas do FGTS, promovendo intensa circulação de valores e melhorias nos índices econômicos.

É certo que tais medidas não resolvem o problema da economia, mas servem como uma mola para estimular momentaneamente os setores produtivos. A própria reportagem destaca que, desde o início do processo de flexibilização dos saques do fundo PIS/Pasep, em 2017, até junho de 2018, cerca de 4,8 milhões de cotistas já realizaram seus saques, totalizando R$ 6,6 bilhões pagos aos beneficiários.

Com informações do Ministério do Planejamento.

Palavras Chaves