Em Palmas, presidente do TCU fala sobre desafios da gestão pública

A capacidade de gestão do Estado brasileiro foi o tema central da palestra realizada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, ao abrir o programa Agenda Cidadã, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em Palmas, no último dia 24.

A capacidade de gestão do Estado brasileiro foi o tema central da palestra realizada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, ao abrir o programa Agenda Cidadã, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em Palmas, no último dia 24. O presidente apresentou dados sobre a atuação estatal e apontou entraves e alternativas para a melhoria da governança e para o desenvolvimento do País. “Não podemos aceitar certas contradições no Brasil”, afirmou.

Agentes públicos como prefeitos, vereadores e secretários ouviram explicações e também alertas do presidente do TCU: “um prefeito não pode sentar na cadeira e achar que é dono do município”, enfatizou. Nardes chamou a atenção dos presentes, cerca de 800 pessoas, para a necessidade de os agentes públicos conhecerem a realidade da região em que atuam e terem consciência de que trabalham para a sociedade.

Entre os desafios para melhorar a capacidade de gestão está ampliar a motivação das pessoas que trabalham na administração pública e a coordenação entre esferas de governo e poderes. “Tem que saber o que é governança para fazer a máquina andar”, declarou Nardes.  Minutos antes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), José Wagner Praxedes, havia destacado a possibilidade que os administradores públicos têm de “fazer a diferença”.

Diálogo Público

 A participação do presidente do TCU no programa Agenda Cidadã alinha-se à política que incentiva a atuação educativa do tribunal. O TCU tem intensificado a realização de encontros com gestores regionais de todo o Brasil por meio do Diálogo Público, com o propósito de estimular boas práticas de governança e orientar sobre a aplicação de recursos.

A realização do (sic) Agenda Cidadã fez parte ainda das comemorações dos 25 anos do Tribunal de Contas do Tocantins. Também participaram da abertura o prefeito da capital, Carlos Amastha; o controlador-geral do Estado, Ricardo Eustáquio de Souza, representando o governador Sandoval Cardoso; o desembargador Ronaldo Eurípedes de Souza, representando a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente; a procuradora-geral de contas do TCE-TO, Litza Leão Gonçalves; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, e o presidente do conselho deliberativo da Sebrae, Roberto Pires. 

Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=5046184

Palavras Chaves