Fomenta Alagoas estimula vendas para o governo

Evento busca aproximar os pequenos negócios de compradores dos setores públicos

Maceió – No Fomenta Alagoas, proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (EI) terão a oportunidade de se aproximar de compradores dos setores público e privado, oferecer seus produtos e serviços e conhecer os processos de aquisição utilizados pelo governo nas compras públicas. O evento, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, é um espaço que contribui para o desenvolvimento do estado.

O objetivo do Fomenta, promovido pelo Sebrae em Alagoas, é estimular que as compras governamentais sejam efetuadas junto às micro e pequenas empresas, através de um conjunto de ações, como oficinas, palestras e rodadas de negócios. Para os empresários, o encontro é uma chance de obter conhecimentos sobre como vender para o governo, participar de licitações e conquistar novos espaços nesse mercado.

“Vender para o governo ficou mais fácil. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa garante benefícios exclusivos para os pequenos negócios, alterando a forma de aquisição do governo. Comprar da pequena empresa é um excelente mecanismo para desenvolver o estado, os municípios, o país. Quando se compra do pequeno empreendimento local, o dinheiro circula no município, gerando crescimento e renda”, explica Izabel Vasconcelos, gerente de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas.

Na programação do Fomenta, painéis sobre temas abrangentes ligados às compras públicas e à nova forma de aquisição prevista na Lei Geral – como a obrigatoriedade no tratamento diferenciado aos empresários dos pequenos negócios, assunto que será tratado pelo jurista José Anacleto Abduch. Representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Tribunal de Contas apresentarão a nova política do governo federal de apoio aos pequenos negócios e os mecanismos de controle sobre os processos licitatórios, respectivamente.

Os participantes também conhecerão detalhes sobre o programa do governo federal Alagoas tem Pressa, que tem como uma de suas metas ampliar a participação da pequena empresa alagoana nas compras do Estado. Estão previstas ainda oficinas sobre pregão eletrônico; como aumentar suas vendas para o governo; como acessar as linhas de crédito disponíveis para os fornecedores do estado; como vender para a Petrobras; e como participar de licitações utilizando os portais do Banco do Brasil e do governo federal, o Licitações-e e o Comprasnet, respectivamente.

Já a rodada de negócios contará com a presença de empresas compradoras de produtos e serviços de diversos setores, como a Petrobras, Eletrobras, secretarias de Estado do Governo de Alagoas, prefeituras de Maceió e Arapiraca, Mineradora Vale Verde, Empresa Brasileira de Telégrafos (ECT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Marinha do Brasil, Exército do Brasil, Sebrae/AL, além de outras instituições.

As inscrições para o evento são gratuitas. Para conferir a programação e se inscrever, acesse o site www.al.sebrae.com.br.

Fonte: FOMENTA Alagoas estimula vendas para o governo. Agência Sebrae de Notícias. Maceió/AL. 02 de maio de 2012. Disponível em:<http://www.agenciasebrae.com.br/> Acesso em: 08 maio 2012.

Palavras Chaves

Resumo do DOU
Juliano Souza - Criação de Sites