O encontro reunirá palestrantes nacionais e internacionais, apresentará pesquisas científicas e oferecerá oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio para os participantes.
Entre os dias 17 e 19 de outubro, Fortaleza/CE sediará um dos maiores eventos de licitações do Brasil: o 4º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. Já consolidado no calendário anual dos Tribunais de Contas de todo País, o congresso é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa – IRB em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE e ocorrerá no Centro de Eventos da capital cearense.
O encontro reunirá palestrantes nacionais e internacionais, apresentará pesquisas científicas e oferecerá oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio para os participantes. São esperados gestores e servidores públicos, integrantes de Cortes de Contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes de todo o Brasil.
Um desses palestrantes de renome é o advogado e professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Jacoby Fernandes é um dos maiores nomes no âmbito das compras públicas e de tribunais de contas do Brasil. Possui mais de 15 livros publicados na área e quase 1.500 horas de cursos ministrados, sendo um dos mais requisitados especialistas na área.
Servidores poderão aprender a como melhorar a gestão pública
As inscrições são gratuitas e foram feitas via internet, mas já esgotaram. Quem quiser participar, contudo, poderá se inscrever no próprio local do evento se ainda houver lotação disponível.
O objetivo do congresso é contribuir com a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre a qualidade das políticas públicas. Além disso, o momento oferece oportunidades para networking intenso entre profissionais da área para multiplicação e intercâmbio. Trata-se, segundo a organização, de uma oportunidade única de capacitação e troca de conhecimento entre experiências nacionais e internacionais.
Em três dias de programação, estão previstos:
* Painéis nas áreas de saúde, educação, contabilidade, segurança, licitações e controle;
* Apresentação de pesquisas científicas;
* Reuniões técnicas dos Comitês e Comissões do IRB; e
* Evento paralelo: IX Educontas (Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas).
Os trabalhos apresentados durante o Congresso seguirão as seguintes linhas de pesquisa: Políticas Públicas de Saúde, de Educação, de Segurança, Serviços Públicos e ODS, Controle das Políticas Públicas, Auditoria Governamental, Contabilidade e Orçamento Público, Governança nas Licitações e Contratos e Governança para o desenvolvimento regional.
Quem é Jacoby Fernandes?
Referência em Direito Público, o advogado e professor Jacoby Fernandes é advogado, mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante.
Desenvolveu uma longa e sólida carreira no serviço público ocupando vários cargos, dos quais se destacam: Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Membro do Conselho Interministerial de Desburocratização, Procurador e Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Advogado e Administrador Postal da ECT e, ainda, consultor cadastrado no Banco Mundial.
Publica periodicamente vários trabalhos principalmente na seara do direito administrativo, com destaque para uma abundante produção de artigos científicos nas principais publicações jurídicas brasileiras, como a Fórum de Contratação e Gestão Pública, Fórum Administrativo, caderno Direito & Justiça do Correio Braziliense, entre outras. Colabora como conselheiro editorial na Editora Fórum. Como conferencista e palestrante é um dos profissionais mais solicitados no ramo, em que ministra diversos cursos, congressos e seminários em todo o país.
Possui forte atuação nas redes sociais e um canal no Youtube no qual divulga diariamente vídeos sobre Direito Administrativo e servidor público. Produz, ainda, o Resumo DOU: um informativo diário contendo as principais novidades no dia no Diário Oficial da União.
O que é o IRB?
O Instituto Rui Barbosa – IRB tem como finalidade institucional aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do País para o competente exercício de sua missão constitucional e o atingimento de suas metas. Trata-se de uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar ações voltadas para capacitação, debates, seminários e congressos, apoiar e promover iniciativas que busquem a aprendizagem de novos modelos de políticas públicas; estimular a publicação de trabalhos, monografias, revistas, relacionados aos seus objetivos, além de reconhecer e premiar as boas práticas de governança.