A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou a nova versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – ePING
por Matheus Brandão
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibilizou a nova versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – ePING. Conforme destaca o Ministério, “interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente”.
A nova versão foi elaborada a partir de consulta pública realizada no site Participa.br. Assim, usuários e desenvolvedores puderam apresentar sugestões de aperfeiçoamento para o novo sistema que agora é apresentado. “Entre as alterações mais importantes está a mudança do status do Framework de Arquitetura Corporativa e Padrões de Interoperabilidade (FACIN) e inclusão do Archimate como linguagem de modelagem para arquitetura corporativa no segmento 5 – áreas de integração para o governo eletrônico”, informa o Ministério do Planejamento.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: o aperfeiçoamento de sistemas que consigam interligar os bancos de dados de toda a Administração Pública e permitir que esses sistemas se comuniquem com eficiência é muito importante para a produtividade do gestor público.
Com a atuação integrada, será mais fácil evitar retrabalho e solicitações desnecessárias, por exemplo, para a prestação de serviços públicos. A Administração possui diversas informações de seus administrados, e, com a integração dos sistemas, será mais fácil obter o acesso a esses dados.
Com informações do Portal do Ministério do Planejamento.