Governo está com processo seletivo aberto para Diretor da Central de Compras

É permitida a participação de servidores públicos com vínculo efetivo ou em comissão com a Administração Pública de todas as esferas de governo, bem como de profissionais sem vínculo com a Administração Pública.

Por Alveni Lisboa

Estão abertas as inscrições para a pré-seleção de profissionais que desejam ocupar o cargo de Diretor(a) da Central de Compras, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Os interessados tem até próxima quarta-feira, 18/09, para manifestar o interesse na oportunidade. O processo seletivo está sendo conduzido pela Escola Nacional e Administração Pública – Enap.

O cargo é responsável por liderar cinco coordenações-gerais e uma coordenação, o que representa aproximadamente 70 pessoas. Os inscritos precisam cumprir no mínimo um dos critérios definidos pelo governo:

  • mínimo de 5 anos de experiência profissional, em atividades relacionadas a compras públicas; ou
  • mínimo de 3 anos ocupando cargo em comissão ou função de confiança em qualquer Poder, inclusive na administração pública indireta, de qualquer ente federativo.

Na avaliação, serão consideradas habilidades inerentes ao cargo gerencial. O selecionado deverá ter familiaridade com resolução de problemas, capacidade de mobilização de equipes, habilidade em negociar, saber gerir conflitos, ter flexibilidade, conseguir gerenciar mudanças, entre outras qualidades.

É permitida a participação de servidores públicos com vínculo efetivo ou em comissão com a Administração Pública de todas as esferas de governo, bem como de profissionais sem vínculo com a Administração Pública.

Etapas da seleção

Serão duas etapas de seleção, compostas pela análise de perfil para o desempenho da função. O objetivo é avaliar se o selecionado terá condições de promover as seguintes tarefas:

  1. Consolidar o modelo de centralização de aquisições e contratações coordenado pela Central de Compras, da Secretaria de Gestão;
  2. Ampliar a disponibilização de soluções centralizadas ou compartilhadas, incorporando práticas inovadoras, para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal;
  3. Implementar soluções centralizadas e compartilhadas que gerem economia ou ampliação de receita;
  4. Operacionalizar uma governança de compras e contratações centralizadas que permita agilidade e transparência por meio do Comitê de Compras e Contratos Centralizados.

O edital foi construído conforme o disposto no Decreto nº 9.727, de 15 de março de 2019, que trata sobre os critérios, perfil profissional e os procedimentos a serem adotados para ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas, observadas as disposições constitucionais, legais e regulamentares.

Clique aqui para conferir o edital.