Governo federal cria secretaria para agilizar serviços ao cidadão

Uma das ações já articuladas é a criação de uma base digital envolvendo os ministérios da Justiça; da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Secretaria-Geral da Presidência.

por Matheus Brandão

O Governo Federal criou a Secretaria Especial de Modernização do Estado como órgão integrante da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República com vistas a simplificar a vida das pessoas que necessitam de suporte do governo federal. A pasta é comandada por Marcia Amorim, que defende o esforço da secretaria para dar mais agilidade e utilidade aos órgãos públicos para o cidadão.

O Registro Único é uma das propostas.

Matéria publicada pela Agência Brasil destaca que as ações estão em fase de planejamento e reúnem um esforço conjunto de vários ministérios empenhados em desburocratizar os serviços oferecidos pelo Estado. “Vamos buscar ações nos próprios ministérios. Há ações de relevância nacional que impactam diretamente esse cidadão e que nós queremos tirar do papel. Em breve, muito breve, vocês vão receber informações sobre alguns desses projetos”, afirma Márcia Amorim.

Uma das ações já articuladas é a criação de uma base digital envolvendo os ministérios da Justiça; da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Secretaria-Geral da Presidência. A ação pretende unificar documentos como Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física – CPF, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a busca pela informatização da Administração Pública e a digitalização dos dados é uma ação mundial em prol de governos mais eficientes. A estratégia de Governo Digital no Brasil já existe, mas tem muitos passos a avançar. Além de facilitar a vida do cidadão, a informatização permite redução de custos administrativos e maior rapidez nas ações governamentais.

Estratégias de digitalização representam, em verdade, um investimento em uma atuação estatal mais eficiente. Espera-se que a nova pasta obtenha sucesso em suas ações.

Com informações da Agência Brasil