Com a medida, a Administração inaugura um novo modelo de gestão. Os órgãos públicos deixarão de realizar processos licitatórios próprios para adquirir itens de material de escritório, e os suprimentos serão fornecidos de acordo com as necessidades e sob demanda
por Matheus Brandão
No próximo dia 15 de junho, será realizado um pregão eletrônico para a contratação de empresa para prestação de serviços continuados de outsourcing de almoxarifado virtual – processo de contratação centralizada de suprimentos de materiais de expediente e de informática. A licitação visa atender às unidades da Administração Pública Federal direta localizadas no Distrito Federal.
Com a medida, a Administração inaugura um novo modelo de gestão. Os órgãos públicos deixarão de realizar processos licitatórios próprios para adquirir itens de material de escritório, e os suprimentos serão fornecidos de acordo com as necessidades e sob demanda. “A tendência, no médio e longo prazo, é de que os níveis de estoque sejam significativamente reduzidos, podendo ser zerados, assim como eventuais perdas por dimensionamento ou armazenamento inadequados”, informa o Ministério do Planejamento em reportagem publicada em seu Portal.
Para operacionalizar o sistema, serão definidos períodos para realização de pedidos, evitando-se entregas diárias na mesma instituição. Isso será concretizado com o uso de tecnologia da informação, por meio de plataforma customizada, que funcionará como uma loja virtual específica para o Governo Federal.
Comentário do Professor Jacoby Fernandes: essa é mais uma iniciativa do Governo Federal em busca de modelos mais eficientes de gestão das compras públicas. O TáxiGov foi a primeira estratégia adotada no sentido de integrar, por meios virtuais, a aquisição de serviços. Com o sucesso do modelo, novas práticas começam a ser testadas, a fim de dar maior eficiências às aquisições públicas.
Com informações do Ministério do Planejamento.