Batizada de LIA, do acrônimo, Logística com Inteligência Artificial, a ferramenta promete oferecer aos usuários do SIASG/Comprasnet – órgãos, fornecedores ou cidadãos, o acesso às informações de forma simples, objetiva e automatizada.
por Matheus Brandão
A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia criou uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar os gestores na área de logística. Batizada de LIA, do acrônimo, Logística com Inteligência Artificial, a ferramenta promete oferecer aos usuários do SIASG/Comprasnet – órgãos, fornecedores ou cidadãos, o acesso às informações de forma simples, objetiva e automatizada.
Matéria publicada no Portal de Compras do Governo Federal informa que LIA ainda se encontra em fase de aprendizado e por isso é fundamental a paciência e compreensão dos usuários nessa etapa. “É necessário ainda que os usuários avaliem o seu desempenho constantemente, pois entre erros e acertos nas respostas oferecidas, a LIA se tornará cada vez mais experiente e assertiva, entendendo cada vez mais as intenções e necessidades dos usuários”, destaca a reportagem.
Neste momento, a ferramenta é capaz de resolver assuntos relacionados ao SICAF 100% Digital; Gestão de Atas; e Termo de Adesão. Em breve, novos conhecimentos serão adicionados, aprimorando ainda mais a experiência dos usuários do SIASG.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: como ficou claro na apresentação da ferramenta, a alimentação de informações e o desenvolvimento das funcionalidades depende de um feedback dos usuários, a fim de verificar se o comportamento do sistema está de acordo com o esperado. Assim, a colaboração de todos os usuários é muito importante para a melhoria gradativa da ferramenta.
Com informações do Portal de Compras do Governo Federal.