Governo quer transformar mais de mil serviços públicos em sistemas digitais

O Certificado Internacional de Vacinação foi o primeiro documento a ter a disponibilização de forma 100% digital.

por Alveni Lisboa

O Governo Federal lançou na terça-feira, 29, o sistema que permite a emissão do Certificado Internacional de Vacinação de forma totalmente digital. Feito pela Anvisa, o serviço é voltado para quem vai viajar para outros países e precisa comprovar que está com as vacinas em dia. A partir de agora, a emissão pode ser solicitada pelo viajante por meio do Portal de Serviços e o documento pode ser impresso até mesmo em casa, evitando deslocamentos.

O Certificado Internacional de Vacinação foi o primeiro documento a ser disponibilizado de forma digital

Anualmente são realizadas cerca de 730 mil solicitações do documento. Com a transformação digital, o governo estima que haverá redução de custos para a sociedade e mais controle em relação à emissão dos certificados pelo governo. Com base em metodologia utilizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a estimativa de redução de custos pode chegar a R$ 120 milhões por ano com a adoção desse novo sistema de emissão dos certificados de vacinação.

Durante a cerimônia de lançamento do sistema, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirmou que a meta é simplificar a vida dos cidadãos brasileiros e dos empreendedores do país. “Nos próximos 24 meses, vamos converter mais de mil serviços públicos em serviços digitais”, prometeu, destacando que a iniciativa garante eficácia e efetividade aos serviços, além de melhoria da gestão pública.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: usar a tecnologia da informação em favor da sociedade é uma iniciativa esperada e muito bem vista por todos, inclusive porque reduz o custo da máquina pública. A digitalização de serviços é uma tendência mundial que deve ser saudada, incentivada. Em muitos países, é possível fazer de tudo da sua própria casa: desde emitir atestados e certificados, até abrir uma empresa em poucos minutos. No Brasil, ainda estamos iniciando esses processos, que passam necessariamente pela desburocratização, fortalecimento de ações de planejamento estratégico e simplificação tributária.

Com informações do Ministério da Economia.