Governo reabre prazo para licitação de serviços de computação em nuvem

O processo de contratação visa atender às necessidades do próprio Ministério do Planejamento e de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada à sensibilidade dos dados.

por Matheus Brandão

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão reabriu prazo de licitação contratação de serviços de computação em nuvem. O novo prazo fixado é o dia 8 de novembro, quando se encerrará a entrega das propostas. Anteriormente, a data prevista para a sessão do pregão e abertura das propostas era 18 de outubro, mas a licitação havia sido suspensa.

O processo de contratação visa atender às necessidades do próprio Ministério do Planejamento e de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada à sensibilidade dos dados. Conforme destaca o Ministério do Planejamento, dos órgãos da administração pública federal que manifestaram interesse em participar da Intenção de Registro de Preços, em julho deste ano, 11 foram habilitados como participantes da licitação após análise do MP, gerenciador do processo.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: o processo licitatório para a contratação do serviço de computação em nuvem pela Administração Pública é fruto de um longo processo de discussão. No ano passado, foi aberta uma consulta pública sobre o termo de referência para a contratação. Os interessados enviaram propostas ao portal “participa.br” de modo a aperfeiçoar a contratação.

A Administração Pública precisa estar atenta às inovações tecnológicas e utilizá-las toda vez que for conveniente para o aperfeiçoamento da prestação dos serviços à sociedade.

Com informações do Portal Telesíntese