O novo site contará com uma única coluna de navegação, que será mais intuitiva. Também passará por mudanças na parte de pesquisa, com filtros mais funcionais, além de mais facilidade ao acesso à leitura do jornal.
por Kamila Farias
O portal da Imprensa Nacional, onde é publicado o Diário Oficial da União, irá passar por mudanças. O layout terá alteração significativa, se comparado ao utilizado atualmente. Além disso, o portal irá alinhar a sua interface às normas e diretrizes do padrão de Identidade Digital de Governo.
De acordo com o informado no portal da Imprensa, o novo site contará com uma única coluna de navegação, que será mais intuitiva. Também passará por mudanças na parte de pesquisa, com filtros mais funcionais, além de mais facilidade ao acesso à leitura do jornal. A agenda das autoridades é outra das atualizações previstas.
Lembrando que a partir de maio o acesso ao DOU poderá ser cobrado. Foi o que estabeleceu a Portaria nº 295/2018. O site da Imprensa Nacional, contudo, ainda não menciona nada sobre os eventuais valores praticados.
Para auxiliar o gestor público, o professor Jacoby Fernandes e sua equipe produzem o Resumo DOU, um videocast e podcast diário que traz os principais destaques do Diário Oficial da União. O material é voltado para os servidores públicos, mas pode ser utilizado por qualquer cidadão que deseje saber o que saiu de importante no DOU naquele dia.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: fazemos o uso diário do portal da Imprensa Nacional para a leitura do Diário Oficial da União. Quanto mais intuitivo, simples e prático for o portal, mais aproximação com o usuário ele terá. O cidadão que procura o site não quer ter trabalho nem dificuldade, por isso o acesso fácil é ideal para oferecer serviço de qualidade. Ainda, a reestruturação do site busca torná-lo um canal mais eficiente na divulgação proativa e espontânea de dados. A transparência dos dados é uma das mais efetivas medidas de combate à corrupção, já que incentiva o controle social.
Com informações do portal da Imprensa Nacional.