O objetivo do evento é trazer aos agentes uma abordagem direta e prática de aspectos relevantes à sua atuação, enfocando, ainda, o controle da economicidade e da legalidade das compras públicas. A palestra de Jacoby será amanhã, a partir das 8h, em painel junto com o ministro Benjamin Zymler.
De hoje, 22, até 25 de maio, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes participa Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições, realizado pela Negócios Públicos, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O objetivo do evento é trazer aos agentes uma abordagem direta e prática de aspectos relevantes à sua atuação, enfocando, ainda, o controle da economicidade e da legalidade das compras públicas.
Portanto, mais do que os aspectos teóricos necessários ao entendimento do assunto, o evento proporciona uma compreensão prática sobre os temas e sua aplicabilidade na realidade das organizações públicas brasileiras, com especial atenção à seara das compras públicas e às diferentes etapas do processo de aquisição.
O professor Jacoby Fernandes fará a palestra Gestão de Pessoas por Competências: análise crítica da eficácia dos planos de capacitação executados pela Administração Pública, no dia 23, a partir das 9h. Além do professor, grandes nomes como: Augusto Nardes, Benjamin Zymler, Alessandro Reis, Antonio Fernandes Soares Netto, Daniel Jezini, Edson Mello, e Fabiane Aragão Martins Dourado.
O Congresso é aberto para agentes públicos da Administração Direta e Indireta, federais, estatuais e municipais, dos três Poderes e dos Tribunais de Contas, Entidades Paraestatais, Conselhos Profissionais entre outros, que atuem nas camadas diretivas e nas diferentes linhas de defesa das organizações, bem no controle interno e externo da economicidade e da legalidade de processos de compras públicas.
Programação do Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições
A palestra de abertura será realizada hoje a partir das 20h, com o tema Desafios da Governança Pública no Brasil, realizada pelo ministro Augusto Nardes. No dia 23, às 8h, o ministro Benjamin Zymler falará sobre Organizando o caos: práticas fundamentais de governança nas áreas sensíveis da estrutura administrativa.
Em seguida, Jacoby Fernandes debaterá com os participantes sobre gestão de pessoas. “Ao contrário do que acreditam os encarregados de limitar empenho, realizar cortes de orçamento e contingenciar despesa, o treinamento é um direito e um dever essenciais ao servidor e à Administração, na medida em que todos os agentes podem exigir receber do órgão a qualificação necessária ao desempenho de uma função”, destaca.
Às 10h30 serão realizadas oficinas simultâneas sobre: Riscos e Controles nas Aquisições, Governança Corporativa Pública aplicável aos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais, Riscos e Controles nas Obras Públicas e Riscos e Controles nas Contratações de TI. Às 16h30, será realizado o painel: Governança, Controle e Gestão de Riscos – Orientações técnicas para uma Administração Pública eficiente.
No dia 24, a palestra começa com Rodrigo Pironti, debatendo sobre Controle interno e controles internos da gestão: como evitar a burocratização da atividade administrativa. Seguida por Daniel Jezini, que falará sobre Governança para resultados: cuidando do que importa. Ainda pela manhã, as oficinas realizadas serão: Riscos e Controles nas Aquisições, Compliance nas empresas estatais, Práticas de controle interno e gestão de riscos, Avaliação integrada de governança: combinando estratégia, risco e controle com viabilizadores de resultado. Na parte da tarde, a palestra Gestão estratégica no setor de Aquisições: lições aprendidas no caso da Câmara dos Deputados, com Renato Fenili.
No último dia do evento, 25 de maio, Weskley Rodrigues ministra sobre A importância dos indicadores de desempenho para a Governança e a Gestão por Resultados: métricas possíveis para as compras públicas, seguida de apresentações de casos sobre governança e gestão de riscos. Neste dia, as oficinais serão: Planejamento das compras públicas e elaboração e aplicação do Plano de Aquisições, Gestão de recursos públicos: como identificar oportunidades de repasses e operar o SICONV, Riscos e Controles na Terceirização de Serviços com Cessão de Mão de Obra e Gestão de Riscos e Auditoria na área da Saúde.
Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições
Data: de 22 a 25 de maio
Local: Mabu Thermas Grand Resort, Foz do Iguaçu/PR
Mais informações: Negócios Públicos