por Alveni Lisboa
Está aberta consulta pública promovida pelo Tribunal de Contas da União – TCU sobre a reformulação do seu Manual de Auditoria Operacional. O objetivo é ouvir a opinião da sociedade com intuito de aprimorar o documento, que é utilizado como referência para a Administração Pública. As sugestões devem ser enviadas até 30 de agosto de 2019.
O manual engloba diversos métodos e técnicas empregados pelo TCU e por outras entidades fiscalizadoras superiores. Serve como guia de princípios para a realização da atividade e controle de qualidade desse tipo de auditoria. É destinado a todos os auditores do TCU e de outras entidades de fiscalização que queiram aplicar as normas internacionais de auditoria operacional em seus trabalhos.
Essa é a quarta versão do manual, publicado inicialmente em 1998 e revisto em 2000 e 2010. A versão atual diferencia-se das anteriores porque aborda todo o ciclo da auditoria operacional, inclui novas referências e está alinhado às Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores, da International Organization of Supreme Audit Institutions.