O encontro faz parte de um conjunto de esforços para modernizar o Sistema e incluirá, além do compartilhamento de informações, a padronização dos dados entre usuários de todos os Estados.
por Matheus Brandão
A Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia realizará, na próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, uma audiência pública para discutir o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Emprego – SINE. O encontro faz parte de um conjunto de esforços para modernizar o Sistema e incluirá, além do compartilhamento de informações, a padronização dos dados entre usuários de todos os Estados.
O objetivo da audiência pública é reunir representantes de empresas privadas de intermediação e locação de mão de obra e órgãos da administração pública, como o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal de Contas da União, para discutir que medidas podem tornar o SINE um sistema mais eficiente no pareamento entre as necessidades do mercado e o perfil dos candidatos às vagas. “Será discutida, entre outras […] questões, melhorias no compartilhamento do banco de dados dos trabalhadores inscritos no SINE”, destaca o Ministério da Economia em seu Portal de Notícias.
A audiência pública terá transmissão ao vivo nos canais do Ministério da Economia.
Comentário do professor Jacoby Fernandes: a redução nos índices de desemprego no país foi uma das plataformas de campanha do governo eleito no ano passado, com propostas que iam desde o estímulo à economia até a estruturação de um novo modelo de contrato de trabalho firmado entre empregadores e empregados. A geração de empregos depende de fatores intimamente ligados à economia e à confiança do mercado.
O SINE é um sistema interessante e deve estar atento às necessidades do mercado, buscando sempre promover a melhor intermediação entre trabalhadores e empresas. A audiência poderá apresentar um novo panorama das relações entre o poder público e a sociedade.
Com informações do Ministério da Economia.