Ministério do Planejamento entrega relatório sobre gestão de pessoas ao novo governo

Estes não são os primeiros documentos disponibilizados para a análise da equipe de transição. Já havia sido enviado aos novos governantes o relatório que trata de “Cenário Fiscal e Regra de Ouro”, objeto de reunião técnica na área orçamentária, ocorrida no final da semana passada.

por Matheus Brandão

Durante reunião técnica realizada entre o Ministério do Planejamento e o grupo de transição do novo governo eleito nesta segunda-feira, 12 de novembro, foram temas como desafios de gestão de pessoas, criação de banco de talentos e otimização do processo de pagamento de pessoal. Os temas fazem parte de dois relatórios preparados especialmente para a mudança de governo pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão: “6 – Perfil da Força de Trabalho da Administração Pública Federal” e “7 – Situação Remuneratória dos Servidores Públicos Federais”.

Estes não são os primeiros documentos disponibilizados para a análise da equipe de transição. Já havia sido enviado aos novos governantes o relatório que trata de “Cenário Fiscal e Regra de Ouro”, objeto de reunião técnica na área orçamentária, ocorrida no final da semana passada. O documento destaca os pontos de alerta para o novo governo e sugere a elaboração de um projeto de lei para a alteração da regra de ouro.

Ao todo, serão entregues 15 documentos com temas estruturantes produzidos pelo governo atual para situar a nova equipe de governo sobre os principais problemas enfrentados pelo Executivo nacional.

Segundo o advogado e professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, os documentos apresentados demonstram sugestões dos gestores para a manutenção das políticas adotadas pelo atual governo no controle dos gastos e busca pelo equilíbrio fiscal. “No relatório sobre a gestão de pessoal, por exemplo, o atual governo sugere uma articulação do Ministério do Planejamento com a Casa Civil e o Congresso Nacional para buscar a manutenção do adiamento dos reajustes dos servidores de 2019 para 2020”, analisa Jacoby.

O professor Jacoby ressalta que o documento informa que “a gestão de pessoas na Administração Pública avançou, mas precisa continuar avançando por meio do aprimoramento do uso de tecnologias da informação para apoiar a tomada de decisão e na informatização das atividades gerenciais, tornando mais robusta e qualificada a gestão das rotinas aos temas afetos à gestão de pessoas”. A orientação é importante em busca de sistemas mais eficazes na gestão de pessoal.

Com informações do Ministério do Planejamento.