Ministério do Planejamento destaca avanços do Painel de Preços em evento

O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin, compareceu ao X Congresso Consad de Gestão Pública para falar do Painel de Preços, sistema lançado pela pasta esse ano com o objetivo de auxiliar na estimativa de valores em compras públicas governamentais, superando rotinas realizadas por 20 anos

O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin, compareceu ao X Congresso Consad de Gestão Pública para falar do Painel de Preços, sistema lançado pela pasta esse ano com o objetivo de auxiliar na estimativa de valores em compras públicas governamentais, superando rotinas realizadas por 20 anos. O secretário destacou o sistema como um exemplo de modernização na Administração Pública. “O Painel de Preços é totalmente adaptado para tablets e celulares”, afirmou Gleisson Rubin.

Matéria publicada no portal do Ministério do Planejamento relata que o Painel de Preços, além de promover a transparência e o controle social, subsidia a negociação e a tomada de decisões de negócios. Também é uma ferramenta importante para os cidadãos, órgãos de controle, imprensa e demais interessados. Durante o evento, ainda, foi destacada a relevância no processo de compras públicas do pregão e do registro de preços como matrizes da proliferação, aprofundamento e recombinação de inovações nos estados.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: em concomitância com o lançamento do Painel de Preços e a apresentação do sistema aos gestores públicos, o Ministério do Planejamento publicou a Instrução Normativa nº 3/2017 que alterou a norma que regia a pesquisa de preços na Administração Pública Federal. Importante lembrar que o tema Pesquisa de Preços é muito difícil no âmbito da Administração Pública, considerando que não foi bem tratado pela legislação.

Para explicar as inovações trazidas pela nova norma, o professor Murilo Jacoby Fernandes gravou um vídeo que eu sugiro que os senhores assistam para conhecer mais sobre a IN 03/2017.

Com informações do Ministério do Planejamento

Palavras Chaves