Ministro da Economia confirma corte de imposto de empresa para 15%

Para compensar a queda na arrecadação, o governo estuda taxar dividendos e juros sobre capital próprio.

por Matheus Brandão

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo pretende reduzir de 34% para perto de 15% do imposto sobre companhias. A informação foi dada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Atualmente, as empresas são tributadas em 25% de Imposto de Renda – IR e 9% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL.

Para compensar a queda na arrecadação, o governo estuda taxar dividendos e juros sobre capital próprio. Ainda em Davos, Paulo Guedes se reuniu com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Luiz Alberto Moreno, e pediu que a instituição acelere os financiamentos a projetos de privatização e Parcerias Público-Privadas – PPPs no Brasil, mais do que para o setor público.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a participação dos representantes do Governo Brasileiro no Fórum Econômico Mundial tem o objetivo de atrair investidores para o Brasil e demonstrar que o país está apto a crescer. O anúncio de redução de impostos para as empresas segue nesse caminho: pontuar que o país está em busca da redução dos custos de empreendimentos.

A redução anunciada, porém, é parte de uma série de medidas mais ampla de simplificação tributária, muito aguardadas pelos empresários, que ainda estão em estudos e deverão ser anunciadas em breve pelo governo.

Com informações do Valor Econômico.