Os novos presidente e vice-presidente tomarão posse na próxima terça-feira, 11, mas o exercício do mandato ocorre apenas no dia 1º de janeiro de 2019.
por Alveni Lisboa
O ministro José Mucio Monteiro foi eleito presidente do Tribunal de Contas da União –TCU, por oito votos a um. Ele sucede o atual ministro-presidente Raimundo Carreiro, que exerceu a função entre 2017 e 2018. Foi eleita vice-presidente a ministra Ana Arraes, cargo que exercerá cumulativamente com o de corregedora do TCU.
Os novos presidente e vice-presidente tomarão posse na próxima terça-feira, 11, mas o exercício do mandato ocorre apenas no dia 1º de janeiro de 2019. A duração do mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição para mais um ano. A tradição na Corte é escolher o ministro com maior tempo de casa que ainda não tenha exercido a presidência, o que se confirmou novamente.
Múcio tomou posse como ministro do TCU em 20 de outubro de 2009, na vaga deixada pelo ministro Marcos Vilaça, após ter seu nome aprovado pela maioria absoluta dos senadores da República. Atualmente, ministro exercia o cargo de vice-presidente e corregedor do TCU. Já a ministra Ana Arraes tomou posse no Tribunal de Contas da União em 26 de outubro de 2011, após ser escolhida pelos deputados federais para ocupar a vaga aberta em razão da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Ela foi a segunda mulher a se tornar integrante do TCU.
Comentários do professor Jacoby Fernandes: saúdo e parabenizo o TCU pela escolha do ministro José Múcio como presidente e da ministra Ana Arraes como vice. Ambos são oriundos do meio político, com atuações destacadas na defesa dos interesses do cidadão no Congresso. Sabem, portanto, quais os anseios da população e os desafios a serem superados no âmbito da gestão pública. Faço votos de que tenham uma atuação destacada à frente da Corte de Contas e que conduzam os trabalhos prezando pela excelência que sempre marcou a atuação do Tribunal.
Com informações do Tribunal de Contas da União.